quinta-feira, 8 de outubro de 2009

atividade 1.7

Atividade1.7 Pesquisa

Projeto chapeuzinho Vermelho

O tema do projeto em análise intitula-se “Histórias Infantis”, em que, desenvolveu o conto do “Chapeuzinho Vermelho”, nas séries do 2º e 3º ano, que as professoras: “Emy” e “Ana Maria”, estiveram a frente deste trabalho.
Diante das observações feitas, pode-se descrever que os conteúdos curriculares envolvidos dentro do projeto são: produção oral e escrita, moradia, características dos animais, alimentação, família, zona rural, zona urbana, as estações do ano, as quatro operações simples entre outros.
A quantidade de alunos que realizaram as atividades propostas pelas educadoras, eram aproximadamente 50 alunos.
Para desenvolver este projeto as tecnologias e mídias utilizadas foram as seguintes: televisão e vídeo (DVD), por último as professoras recorreram ao uso do vídeo do you tube, a fim de apresentarem as crianças a grande ferramenta tecnológica do momento (o computador).
Em relação as atividades dos alunos, durante o desenvolvimento desse trabalho pedagógico, foi bastante significativo, à medida que todos educandos se sentiram motivados, pois foram instigados a avançar nos seus conhecimentos, e participaram de forma ativa da aula, o possibilitou que eles se tornassem sujeitos agentes dentro do processo educativo.
Enfim, ao fazermos uma análise minuciosa dos dados pesquisados, quanto a elaboração de projetos educacionais nas séries iniciais do ensino fundamental, é relevante deixar explícito que o trabalho por projetos tem como desafio demonstrar aos profissionais que atuam na educação, que é por meio, deste, que cada educador, tem condições de formar novos leitores, numa concepção sócio-interacional, sem que haja rupturas no processo ensino-aprendizagem, no tocante a leitura, pois, tal habilidade pode ser empregada como mecanismo de lazer, cultura e formação nesse sentido, é válido dizer também a linha que orienta o projeto coloca em evidência, que a prática desse, auxilia no processo de interação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário