quinta-feira, 8 de outubro de 2009

atividade 1.2 Entrevista de “Antônio Nóvoa”

Entrevista de “Antônio Nóvoa” e “Formação de professores: um grande desafio”. A entrevista de Antônio Nóvoa, é bastante válida para o crescimento intelectual dos educadores, pois ele explana que atuar na área da educação não é tarefa fácil, à medida que a escola vive uma situação de amarguras e incertezas no âmbito social, porque o que temos em nossa frente e uma escola que vive a marginalização da estrutura social. Para o autor os pais fracassam na educação de seus filhos, por isso deixa para a escola essa tarefa tão árdua. Assim, pode- se mencionar que o sistema educacional também fracassa diante dessa tarefa. Diante dessa situação os professores sofrem fortes críticas e são rebaixados por causa da ausência do reconhecimento por parte dos pais que a educação tem seu início dentro do lar. O texto de “Umbelina Caiafa”, me proporcionou uma leitura muito prazerosa que me levou a uma reflexão minuciosa da minha prática pedagógica, pois ela discute que a formação do profissional da educação deve ser constante e infinita para que ele possa enfrentar os desafios impostos pela sociedade, pois é por meio, de tal atitude o professor terá a oportunidade de se posicionar a favor da construção de uma sociedade, em que haja justiça democracia, e liberdade de expressão a todos os homens. Texto 2 Textos: “Aprendizagem continuada ao longo da vida” e “As sereias do ensino eletrônico”. Ao iniciar o texto em questão, José Armando Valente, nos esclarece que a aprendizagem é uma atividade continua que abrange toda vida. Conforme o autor o processo de ensino aprendizagem é visto atualmente dentro de uma abordagem tradicionalista que enfatiza a transmissão do conhecimento sistematizado, em que o mesmo é centrado na pessoa do educador, enquanto que o estudante desempenha uma papel de mero ouvinte dentro da sala de aula, tornando-se um simples receptor de conhecimentos. Segundo conceitos empregados na educação o trabalho do educador precisa se fundamentar numa educação, em que o aluno seja sujeito de sua própria aprendizagem. Para tanto é preciso que o professor leve para a sala de aula as novas tecnologias referentes a mídia, para que dessa forma possa adotar uma postura, na qual se presencie a predominância do conhecimento adquirido através da interação do aluno com seu meio social. Enfim, segundo “Blikstein” e “Zuffo”, que o uso do computador dentro da escola estão numa perspectiva ainda tradicional, porque existe uma postura de controle e proibição por parte dos educadores. Assim, que não se pode tornar os alunos meros consumidores dos artefatos tecnológicos mas torná-los sujeitos desses recursos com o intuito de fazê-los produtores do conhecimentos, por meio da utilização das mídias digitais

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